Este curso pretende promover uma discussão teórica e reflexiva sobre os principais conceitos relacionados ao bilinguismo, à educação bilíngue e à cognição do sujeito multilíngue, visando não somente aprofundar os conhecimentos dos participantes nos construtos acima citados, como também aplicar estes conceitos e teorias na prática docente em contexto bilíngue.
Professores, instrutores, consultores ou coordenadores que trabalham ou pretendem trabalhar em escolas bilíngues (língua materna, língua adicional ou disciplinas especializadas).
Instrumentalizar professores, que atuam ou pretendem atuar em contextos de educação bilíngue, promovendo reflexões sobre as metodologias, as práticas e as teorias que fundamentam o bilinguismo e a educação bilíngue. O curso está de acordo com as exigências estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Plurilíngue.
Bilinguismo
Educação Bilíngue
Metodologias no Ensino bilingue (CLIL + PBL)
Neurociências e Aprendizagem
Bilinguismo e Cognição
Oficina de Práticas Pedagógicas no Ensino Bilíngue
Avaliação em Contexto Bilíngue
Literacia e Alfabetização em Duas Línguas
Aline Jaeger – Mestra em Linguística Aplicada
Cristiane Ely Lemke – Doutora em Letras
Ingrid Finger – Doutora em Letras e Psicolinguista
Janaina Weisshemer – Doutora em Letras e Psicolinguista
Karin Paola Meyrer – Mestra em Linguística Aplicada
Luciana de Souza Brentano – Doutora em Psicolinguística do Bilinguismo, Especialista em Educação Bilíngue, em Neurocognição e Aprendizagem e em Ensino de Línguas
Raul Paraná – Mestre em Educational Leadership e especialista
Rita Ladeia – Mestre em Linguística Aplicada
Tatiana Canto de Carvalho – Mestre em Estudos da Linguagem
Marion Costa Cruz – Mestre em Letras
Aulas semanais às
Segundas-feiras, 19h às 22h30min.
Carga Horária: 120h.
Início: Abril de 2024
Investimento: 10 x R$ 349,00