Emergências e desastres são temas atuais e cada vez mais necessários considerando o aquecimento global e suas consequências que levam a muitos desastres. Além de desastres naturais existem ainda os originados pelo homem. Nos últimos anos, o Rio Grande do Sul tem sido afetado com desastres como o incêndio da Boate Kiss e as chuvas no final de 2023 e em 2024. O Brasil e o mundo também têm sido intensamente afetados por desastres e, como observado nos últimos eventos extremos, o número de profissionais preparados para ações ainda é insuficiente e incipiente. É urgente a necessidade de preparar profissionais para atuar em situações de emergências e desastres.
Coordenação: Elaine Gomes dos Reis Alves
Psicólogos, assistentes sociais, educadores, jornalistas, médicos, enfermeiros, policiais, bombeiros, Defesa Civil e outras áreas de interesse.
Capacitar profissionais para ações em situações de emergências e desastres nas cinco fases do desastre (prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução), como consultores e especialistas em Emergências e Desastres e para elaboração de protocolos e diretrizes para resposta em incidentes de alta complexidade.
Psicóloga, Docente e Pesquisadora. Pós-doutorado em Psicologia de Emergências e Desastres pelo Instituto de Psicologia USP (IPUSP). Doutorado em Perdas e Luto no Desenvolvimento Humano pelo IPUSP. Mestre em Bioética pela USP. Pós-graduação em Redução do Risco de Desastres pelo Centro Internacional de Formação, Organização Internacional do Trabalho da ONU – CIF/OIT/ONU, Turim, Itália. Especialista em Perdas, Luto, Emergências e Desastres. Pesquisadora convidada do Laboratório de Estudos sobre a Morte do IPUSP. Fundadora da Prestar Cuidados em Psicologia; Coordenadora do Núcleo de Intervenções Psicológicas em Emergências e Desastres – NIPED. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Prevenção a Violência Escolar – ABREVESC. Membro do Comitê Científico do Vita Alere Instituto de Psicologia Prevenção e Posvenção do Suicídio. Autora de livros.
Psicóloga (UNESP). Mestre em Ciências do Comportamento (UnB) e Doutora pelo Instituto de Psicologia (USP/SP). Especialista em Terapia Comportamental (USP), Pós-graduada em Redução do Risco de Desastres pelo Centro Internacional de Formação, Organização Internacional do Trabalho da ONU (CIF/OIT/ONU). Atua como psicóloga clínica e professora universitária em graduação e pós-graduação nas áreas de Psicologia, luto, emergências e desastres. Colaboradora do Núcleo de Intervenções Psicológicas em Emergências e Desastres – NIPED.
Psicóloga (UNESP), Doutoranda no Departamento de Política Científica e Tecnológica (UNICAMP). Mestre em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (UNICAMP). Especialista em Psicologia Hospitalar (CEPSIC-USP) e Gestão de Organizações & Pessoas (UFSCar). Membra do NIPED – Núcleo de Intervenções Psicológicas em Emergências e Desastres da Prestar Cuidados em Psicologia. Terapeuta da Casa da Vida. Pesquisadora Projeto FAPESP: Innovation and Transformation for Prevention Activity of Professional Risks (Brasil-França). Corpo Editorial da Revista Espaço de Diálogo e Desconexão – REDD (UNICAMP). Certificada em Change Management – PROSCI®. Pesquisadora do ERGOLAB – Laboratório de Ergonomia, Saúde e Trabalho (UNICAMP).
Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica (IPUSP) e doutoranda Interdisciplinar em Ciências da Saúde (UNIFESP) com pesquisas relacionadas aos processos migratórios. É membro do Grupo Veredas – Psicanálise e Imigração, braço do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política – USP. Tem longa experiência internacional em grandes organizações humanitárias (Médicos Sem Fronteiras-MSF e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha-CICV) e, no Brasil, atuou com MSF no Suporte Psicossocial, foi Presidente de MSF Brasil (2017-2020) e coordenadora da Força Tarefa de Saúde Mental COVID-19.
Psicóloga. Certificação em luto pet pela Association For Pet Loss and Bereavement. Certificação em Transtorno de Luto Prolongado pelo Center for Prolonged Grief – Universidade da Columbia. Formada em Tanatologia pelo Instituto Escutha. Formada em Psicologia de Emergências e Desastres pelo Prestar Cuidados em Psicologia. Pós-graduação em Prevenção e Pósvenção ao suicídio pelo Vita Alere Instituto de Psicologia. Mestranda em luto do médico veterinário de desastres pela Unifesp. Membro do NIPED (Núcleo de Intervenção Psicológica em Emergências e Desastres). Membro diretora da Ekoa Vet (Associação que cuida da saúde mental do médico veterinário). Membro da Hospice Foundation of America (HFA).
Doutora em Psicologia pela UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa VIDAS (UFSM). Docente da Universidade Franciscana (UFN). Organizadora e autora do livro: “A integração do Cuidado diante do incêndio na boate Kiss: testemunhos e reflexões” (2016). Psicóloga (UFN). Mestra em Psicologia (PUCRS/2011). Especialista em Atendimento Clínico com ênfase em Psicanálise. Foi psicóloga da Prefeitura Municipal de Santa Maria, RS- Acolhe Saúde, trabalhou com as questões de morte, luto, desastres, clínica do traumático. Atualmente desenvolve estudos ligados à maternidade, pandemia vinculados à psicanálise. Atuou como docente em outras IES no RS e no Pará. Psicóloga clínica de orientação psicanalítica.
Mestre em Psicologia Experimental e especialista em Análise do Comportamento, professora e coordenadora do curso de ACT no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Autora do livro “Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso”, e coautora dos livros “Terapias Comportamentais de Terceira Geração” e “O Tratamento da Dependência Química e as Terapias Cognitivo Comportamentais”. Primeira presidente e cofundadora da Associação Brasileira para a Ciência Comportamental Contextual – ACBS Brasil, e fez parte da diretoria fundadora da Fundação da ACBS mundial (ACBS Foundation).
Psicólogo. Mestre em Psicoterapia. Membro dos Núcleos VIDA, CORA e CONTEXTUS no CEFI. Formado em Terapia Dialéctica Comportamental pelo Behavioral Tech e com múltiplos treinamentos em Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Analítico-Funcional e diversas Terapias Contextuais. Coordenador do Núcleo Vida para a atenção ao risco de suicídio e Coordenador da especialização em Terapias Comportamentais Contextuais Baseadas em Processos do CEFI. Membro da ACBS Chapter México, Diretor do Centro de Terapia Comportamental de Occidente em Guadalajara, México. Co-autor do livro “Duelo: Tratamiento basado en la terapia de Aceptación y Compromiso” assim como artigos e capítulos de livro sobre suicídio e luto. Tem experiência clínica com pacientes em risco de suicídio, luto por suicídio, depressão, ansiedade e pacientes com dificuldades de regulação emocional.
Aulas semanais, quartas-feiras, das 19h às 22h
(Aulas síncronas).
Carga Horária: 360h.
Início: Fevereiro de 2025.
Investimento: 24 x de R$ 269,00
Dúvidas e informações entre em contato pelo e-mail pos@ienh.com.br
Dúvidas e informações entre em contato pelo e-mail pos@ienh.com.br