A pós-graduação visa instrumentalizar professores, que atuam ou pretendem atuar em contextos de educação bilíngue, promovendo reflexões sobre as metodologias, as práticas e as teorias que fundamentam o bilinguismo e a educação bilíngue. O curso trata, em especial, de estudos que investigam a relação entre cognição e bilinguismo sob a perspectiva da psicolinguistica do bilinguismo.

360h

Aulas Semanais

On-line

8ª Turma

Público-alvo

Professores, psicopedagogos, psicólogos, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, gestores escolares e demais pessoas interessadas na área da educação bilíngue.

Desejável o conhecimento básico da língua inglesa.

Objetivo

Promover o aprofundamento teórico e metodológico acerca dos construtos relacionados à educação bilíngue, promovendo o debate e a reflexão sobre as metodologias e práticas para a educação bi/multilíngue aplicadas à educação básica. 

Organização Curricular

Módulo 1 – Aportes teóricos


EDUCAÇÃO BILÍNGUE
BILINGUISMO
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS, RESOLUÇÕES E NORMATIVAS PARA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE/PLURILÍNGUE NO BRASIL
NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
AQUISIÇÃO DE L1
PEDAGOGIA PARA O ENSINO DE LA
AQUISIÇÃO DE L2
APRENDIZAGEM E PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO
BILINGUISMO E COGNIÇÃO
CARGA HORÁRIA TOTAL: 135H


Módulo 2 – Aportes Metodológicos


METODOLOGIAS PARA O ENSINO BILÍNGUE- I (CLIL)
AVALIAÇÃO EM CONTEXTO BILÍNGUE
LITERACIA E ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO BILÍNGUE: ASPECTOS COGNITIVOS DO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA
LETRAMENTO CRÍTICO E TRABALHO COLABORATIVO
METODOLOGIAS NO ENSINO BILÍNGUE- II (Project based learning)
METODOLOGIAS PARA O ENSINO BILÍNGUE- III (Currículos internacionais)
PRODUÇÃO, ANÁLISE E USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO BILÍNGUE
ALFABETIZAÇÃO EM INGLÊS: PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS 5 COMPONENTES ESSENCIAIS
CARGA HORÁRIA TOTAL: 150H


Módulo 3: Perspectivas Práticas


OFICINA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO BILÍNGUE
SEMINÁRIO AVANÇADO EM TÓPICOS BILÍNGUE
ORIENTAÇÃO PARA TRABALHO FINAL
SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO BILÍNGUE
CARGA HORÁRIA TOTAL: 75H

Depoimentos

Corpo Docente

Aline Jaeger – Mestra em Linguística Aplicada

Camila Teixeira Dias – Mestre em Linguística Aplicada

Carolina Muller – Doutora em Letras

Cristiane Ely Lemke – Doutora em Letras

Daniele Blos Bolzan – Doutora em Letras

Daniela Ruschel – Especialista e Educação Bilíngue e Cognição

Elza Giostri – Doutora em Educação

Felipe Flores Kupske – Doutor em Letras

Ingrid Finger – Doutora em Letras e Psicolinguista

Ingrid Puché – Mestre em Letras

Janaina Weisshemer – Doutora em Letras e Psicolinguista

Karin Paola Meyrer – Mestra em Linguística Aplicada

Luciana de Souza Brentano – Doutora em Psicolinguística do Bilinguismo, Especialista em Educação Bilíngue, em Neurocognição e Aprendizagem e em Ensino de Línguas

Maity Siqueira – Psicóloga e Doutora em Psicolinguística

Raul Paraná – Mestre em Educational Leadership e especialista

Renata Chimim – Mestre em Linguística Aplicada

Rita Ladeia – Mestre em Linguística Aplicada

Tatiana Canto de Carvalho – Mestre em Estudos da Linguagem

Ubiratã Kichhöfel Alves – Doutor em Letras e Psicolinguista

Yasmini Lais Spindler Sperafico – Doutora em Educação e Psicopedagoga

Modalidades

Digital (On-line)

Matrículas Abertas!

Aulas semanais às quintas-feiras à noite.
Carga Horária: 360h.
Início: Abril de 2024.
Investimento: 24 x de R$ 329,16
(Valor sem reajustes para matrículas até Fevereiro/24)

Presencial

inscrições encerradas

Carga Horária: 360h.

Dúvidas e informações entre em contato pelo e-mail pos@ienh.com.br

logo-faculdade-ienh-1.png

Faculdade IENH
Rua Frederico Mentz, 526 – Bairro Hamburgo Velho.
Novo Hamburgo/RS – 51 3594 3022

Siga a Faculdade IENH