A pós-graduação visa instrumentalizar professores, que atuam ou pretendem atuar em contextos de educação bilíngue, promovendo reflexões sobre as metodologias, as práticas e as teorias que fundamentam o bilinguismo e a educação bilíngue. O curso trata, em especial, de estudos que investigam a relação entre cognição e bilinguismo sob a perspectiva da psicolinguistica do bilinguismo.
Professores, psicopedagogos, psicólogos, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, gestores escolares e demais pessoas interessadas na área da educação bilíngue.
Desejável o conhecimento básico da língua inglesa.
Promover o aprofundamento teórico e metodológico acerca dos construtos relacionados à educação bilíngue, promovendo o debate e a reflexão sobre as metodologias e práticas para a educação bi/multilíngue aplicadas à educação básica.
Módulo 1 – Aportes teóricos
EDUCAÇÃO BILÍNGUE
BILINGUISMO
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS, RESOLUÇÕES E NORMATIVAS PARA A EDUCAÇÃO BILÍNGUE/PLURILÍNGUE NO BRASIL
NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
AQUISIÇÃO DE L1
PEDAGOGIA PARA O ENSINO DE LA
AQUISIÇÃO DE L2
APRENDIZAGEM E PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO
BILINGUISMO E COGNIÇÃO
CARGA HORÁRIA TOTAL: 135H
Módulo 2 – Aportes Metodológicos
METODOLOGIAS PARA O ENSINO BILÍNGUE- I (CLIL)
AVALIAÇÃO EM CONTEXTO BILÍNGUE
LITERACIA E ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO BILÍNGUE: ASPECTOS COGNITIVOS DO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA
LETRAMENTO CRÍTICO E TRABALHO COLABORATIVO
METODOLOGIAS NO ENSINO BILÍNGUE- II (Project based learning)
METODOLOGIAS PARA O ENSINO BILÍNGUE- III (Currículos internacionais)
PRODUÇÃO, ANÁLISE E USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO BILÍNGUE
ALFABETIZAÇÃO EM INGLÊS: PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS 5 COMPONENTES ESSENCIAIS
CARGA HORÁRIA TOTAL: 150H
Módulo 3: Perspectivas Práticas
OFICINA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO BILÍNGUE
SEMINÁRIO AVANÇADO EM TÓPICOS BILÍNGUE
ORIENTAÇÃO PARA TRABALHO FINAL
SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO BILÍNGUE
CARGA HORÁRIA TOTAL: 75H
Aline Jaeger – Mestra em Linguística Aplicada
Camila Teixeira Dias – Mestre em Linguística Aplicada
Carolina Muller – Doutora em Letras
Cristiane Ely Lemke – Doutora em Letras
Daniele Blos Bolzan – Doutora em Letras
Daniela Ruschel – Especialista e Educação Bilíngue e Cognição
Elza Giostri – Doutora em Educação
Felipe Flores Kupske – Doutor em Letras
Ingrid Finger – Doutora em Letras e Psicolinguista
Ingrid Puché – Mestre em Letras
Janaina Weisshemer – Doutora em Letras e Psicolinguista
Karin Paola Meyrer – Mestra em Linguística Aplicada
Luciana de Souza Brentano – Doutora em Psicolinguística do Bilinguismo, Especialista em Educação Bilíngue, em Neurocognição e Aprendizagem e em Ensino de Línguas
Maity Siqueira – Psicóloga e Doutora em Psicolinguística
Raul Paraná – Mestre em Educational Leadership e especialista
Renata Chimim – Mestre em Linguística Aplicada
Rita Ladeia – Mestre em Linguística Aplicada
Tatiana Canto de Carvalho – Mestre em Estudos da Linguagem
Ubiratã Kichhöfel Alves – Doutor em Letras e Psicolinguista
Yasmini Lais Spindler Sperafico – Doutora em Educação e Psicopedagoga
Dúvidas e informações entre em contato pelo e-mail pos@ienh.com.br