Professores, psicopedagogos, psicólogos e especialistas de áreas afins.
Este curso capacita profissionais da educação e áreas afins a criar, aprimorar e utilizar técnicas de estimulação cognitiva na prática educacional com base nos estudos da neuropsicologia. A partir das bases neurobiológicas da aprendizagem, da leitura e da escrita, incluindo o desenvolvimento cerebral, memória, processos cognitivos e a relação entre emoções e desempenho acadêmico, o curso promove a produção de conhecimento necessária para ampliar as práticas pedagógicas que, por consequência, auxiliarão no incremento das funções cognitivas e do processo de aprendizagem dos estudantes.
1. Histórico e conceitos básicos em Neurociências
2. Neuropsicologia da Atenção, , Consciência, Percepção e Aprendizagem
3. Neuropsicologia da Memória
4. Neuropsicologia da Comunicação e da Linguagem Oral
5. Neuropsicologia das Funções Executivas na aprendizagem
6. Neuropsicologia do desenvolvimento motor
7. Neuropsicologia da linguagem escrita
8. Avaliação neuropsicológica
1. Neurocognição, avaliação e intervenção no TDAH + Neuropsicofarmacologia
2. Neurocognição, avaliação e intervenção nos Transtornos da linguagem oral e da Comunicação
3. Neurocognição, avaliação e intervenção nos Transtornos Disruptivos e Transtornos de Humor + Neuropsicofarmacologia
4. Neurocognição, avaliação e intervenção nos Transtornos Neurológicos Infantis + Neuropsicofarmacologia
5. Neurocognição, avaliação e intervenção nos Transtornos Globais do desenvolvimento e outras síndromes genéticas + Neuropsicofarmacologia
1. Neurocognição, avaliação e intervenção nos Transtornos de aprendizagem com prejuízo na leitura
2. Neurocognição, avaliação e intervenção nos Transtornos de aprendizagem com prejuízo na escrita
3. Neurocognição, avaliação e intervenção nos Transtornos da aprendizagem com prejuízo em matemática e
4. Transtornos da Aprendizagem não verbal
5. Neuropsicologia na escola e os modelos de resposta à intervenção I – o trabalho do professor com a criança
6. Neuropsicologia na escola e os modelos de resposta à intervenção II – o trabalho com o professor
1. Inteligência, desempenho e currículo escolar
2. Como o cérebro aprende?
3. Estratégias de estimulação cognitiva na escola: meditação
4. Fisiologia da Aprendizagem: exercício físico, sono e alimentação
5. Diálogo entre as Neurociências e os pensadores da Educação
6. Educação Inclusiva
7. Tecnologia, Gamificação e Neurociência
8. Estudo de casos e práticas educacionais I(problemas comportamentais
9. Estudo de casos e práticas educacionais II (dificuldades de aprendizagem)
1. Orientação para seminário de práticas
2. Atividades complementares
3. Seminário de Práticas pedagógicas
com seus colegas e professores.
Mestres e doutores na área da Neurociência, Neurocognição e Letras
com especialistas influentes e profissionais da sua área.
1. Aulas online ao vivo com interação semanal com os professores.
2. O curso será tecnológico, mas sem deixar de ser de humanos para humanos.
3. Ensino aprofundado sobre as temáticas fazendo relação direta com as práticas de sala de aula.
4. Possibilidade de direcionamento para o mundo acadêmico: por ser um curso com muitos professores doutores, que trabalham nas universidades brasileiras, pesquisas e teses recentes na área da cognição, trazendo reflexões e possíveis perspectivas para continuidade dos estudos em cursos de mestrado ou doutorado.
Ana Bassôa de Moraes – Mestre em Ciências da Saúde
Adriessa Santos – Mestre em Ciências e Doutoranda em Educação
Bruno K. Schiavon – Doutor em Psicologia
Fabiana Mugnol – Mestra
Fernanda Gabriel – Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente
Hosana Gonçalves – Doutora em Psicologia
Janice Pureza – Doutora em Psicologia
Jeane L. Borges – Doutora em Psicologia
Luis Eduardo Wearick da Silva – Doutor em Saúde da Criança
Maila Rossato Holz – Doutora em Psicologia
Natalie Pereira – Doutora em Psicologia
Renata Kochhann -Doutora em Medicina
Rodrigo Flores Sartori – Doutor em Ciências do Movimento Humano
Samantha Ritzel – Mestra em Psicologia
Simone Steyer – Doutora em Psicologia
Sonia Moojen – Mestre em Educação
Vanisa Fante Viapiana – Doutoranda em Psicologia
Yasmini Sperafico – Doutora em Educação
Corpo Docente sujeito à alterações.
Aulas semanais às
terças-feiras à noite.
Carga Horária: 360h.
Início: Agosto de 2024.
Investimento: 24 x de R$ 272,25.
Aulas semanais às
terças-feiras à noite.
Carga Horária: 360h.
Início: Matrículas Encerradas.
Investimento: a consultar.
Dúvidas e informações entre em contato pelo e-mail pos@ienh.com.br