360h

Aulas Semanais

On-line

8ª Turma

Público-alvo

Professores, psicopedagogos, psicólogos e especialistas de áreas afins.

Objetivo

Este curso capacita profissionais da educação e áreas afins a criar, aprimorar e utilizar técnicas de estimulação cognitiva na prática educacional com base nos estudos da neuropsicologia. A partir das bases neurobiológicas da aprendizagem, da leitura e da escrita, incluindo o desenvolvimento cerebral, memória, processos cognitivos e a relação entre emoções e desempenho acadêmico, o curso promove a produção de conhecimento necessária para ampliar as práticas pedagógicas que, por consequência, auxiliarão no incremento das funções cognitivas e do processo de aprendizagem dos estudantes.

Organização Curricular

  1. Histórico e conceitos básicos em Neurociências
  2. Atenção, Consciência e Percepção
  3. Memória
  4. Comunicação e Linguagem Oral
  5. Funções Executivas na aprendizagem
  6. Desenvolvimento motor
  7. Aprendizagem da leitura e escrita
  1. Avaliação e intervenção no TDAH + Neuropsicofarmacologia
  2. Avaliação e intervenção nos Transtornos da linguagem oral e da Comunicação
  3. Avaliação e intervenção nos Transtornos Disruptivos e Transtornos de Humor + Neuropsicofarmacologia
  4. Avaliação e intervenção nos Transtornos Neurológicos Infantis + Neuropsicofarmacologia
  5. Avaliação e intervenção no Transtorno do espectro autista e síndromes genéticas + Neuropsicofarmacologia
  1. Avaliação e intervenção nos Transtornos de aprendizagem com prejuízo na leitura
  2. Avaliação e intervenção nos Transtornos de aprendizagem com prejuízo na escrita
  3. Cognição numérica, avaliação e intervenção nos Transtornos da aprendizagem com prejuízo em matemática
  4. Neuropsicologia na escola – o trabalho do professor com a criança
  5. Avaliação neuropsicológica
  1. Inteligência, desempenho e currículo escolar
  2. Bases Neurais e Cognitivas de aprendizagem
  3. Estratégias de estimulação cognitiva na escola: mindfulness
  4. Treinamento de habilidade de manejo de estresse
  5. Fisiologia da Aprendizagem: exercício, sono e alimentação
  6. Diálogo entre as Neurociências e os pensadores da Educação
  7. Educação Inclusiva
  8. Tecnologia, Gamificação e Neurociência
  9. Estudo de casos e práticas educacionais I(problemas comportamentais)
  10. Estudo de casos e práticas educacionais II (dificuldades de aprendizagem)
  1. Treinamento de habilidades de manejo de estresse
  2. Trabalho final da pós

O que torna nosso curso tão diferenciado?

Interações ao Vivo

com seus colegas e professores.

Professores-referência

Mestres e doutores na área da Neurociência, Neurocognição e Letras

Networking

com especialistas influentes e profissionais da sua área.

1. Aulas online ao vivo com interação semanal com os professores.

2. O curso será tecnológico, mas sem deixar de ser de humanos para humanos.

3. Ensino aprofundado sobre as temáticas fazendo relação direta com as práticas de sala de aula.

4. Possibilidade de direcionamento para o mundo acadêmico: por ser um curso com muitos professores doutores, que trabalham nas universidades brasileiras, pesquisas e teses recentes na área da cognição, trazendo reflexões e possíveis perspectivas para continuidade dos estudos em cursos de mestrado ou doutorado.

Depoimentos

Corpo Docente

Ana Bassôa de Moraes
Fonoaudióloga, Mestre em Ciências da Saúde

 

Adriessa Santos
Mestre em Ciências

 

Augusto Buchweitz
Doutor Cientista e Professor de psicologia da University of Connecticut, EUA

 

Bruno K. Schiavon
Psicólogo, Doutor em Psicologia

 

Caroline Becker
Doutora em Educação

 

Fabiana Mugnol
Médica Pediatra, Mestra em Psiquiatria

 

Fernanda Gabriel
Médica Neurologista Infantil
Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente

 

Gabriella Schorn
Mestre em Educação

 

Hosana Gonçalves
Psicóloga, Doutora em Psicologia

 

Janaina Weisshemer
Doutora em Letras

 

Janice Pureza
Psicóloga, Doutora em Psicologia

 

Jeane L. Borges
Psicóloga, Doutora em Psicologia

 

Luciana de Souza Brentano
Doutora em Psicolinguística

 

Luis Eduardo Wearick da Silva
Doutor em Saúde da Criança

 

Maila Rossato Holz
Psicóloga, Doutoranda em Psicologia

 

Natalie Pereira
Fonoaudióloga, Doutora em Psicologia

 

Natália Mota
Médica Psiquiatra, Doutora em Neurociências

 

Renata Kochhann
Psicóloga, Doutora em Medicina

 

Rodrigo Flores Sartori
Doutor em Ciências do Movimento Humano

 

Samantha Ritzel
Psicóloga, Mestra em Psicologia

 

Simone Steyer
Psicóloga, Doutora em Psicologia

 

Vanisa Fante Viapiana
Doutoranda em Psicologia

 

Yasmini Sperafico
Doutora em Educação

 

Corpo docente sujeito a alterações. 

Modalidades

On-line

Matrículas Abertas!

Aulas semanais às
terças-feiras à noite, das 19h às 22h.
Carga Horária: 360h.
Início: 08 de abril de 2025.
Investimento: 24 x de R$ 272,25.

Dúvidas e informações entre em contato pelo e-mail pos@ienh.com.br

logo-faculdade-ienh-1.png

Faculdade IENH
Rua Frederico Mentz, 526 – Bairro Hamburgo Velho.
Novo Hamburgo/RS – 51 3594 3022

Siga a Faculdade IENH